CRM para pequena empresa por onde começar?

CRM para pequena empresa por onde começar?

20 de junho de 2022 Off Por Aula de Gestão

CRM (Customer relationship management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) para pequena empresa (veja estou falando de empresas ralmente pequenas) pode (e deve) começar pelo básico.

Muito se fala em CRM para pequena empresa e no quanto ele pode ajudar na melhoria do relacionamento da empresa com seus clientes.
Mas na maioria das vezes é tudo tão complexo, cansativo e de alto custo que a maioria dos pequenos empreendedores
preferem nem dar muita atenção.

Sem dúvida nenhuma CRM vai muito além da utilização de um software. Mas vamos deixar de lado os conceitos e focar
no software neste momento. Ou melhor, vamos focar em uma pequenina parte de um software:

1. Cadastro de prospects e clientes

Não importa o tamanho da sua empresa, um cadastro mesmo que feito em excel, numa agenda, em pastas… é fundamental.
E para que o cadastro seja funcional o ideal é que além dos dados da empresa cliente, também tenha os dados de contato
com os nomes, e-mail e telefones diretos, ramais, celular etc das pessoas de contato.

2. Cadastro das ações de vendas e pós venda

Um cadastro super simples onde você relaciona por exemplo:
No 14/08/2013 o Fulado de tal da Empresa Tal ligou para saber se tinhamos enviado o material solicitado

Outro exemplo seria:

No dia 15/08/2013 a Sra. Maria da Empresa tal enviou um e-mail solicitando para reenviar o boleto para pagamento.

Pronto, vendo assim pode parecer tão simples que talvez nem seja útil não é?

Mas imagine então você acessando a “ficha” desse cliente e imediatamente tendo acesso a todo o histórico dessas informações de contato com ele.
Imagine ele ao telefone com você tratando de uma negociação e ambos tentando lembrar dos passos que foram dados anteriormente entre a equipe dele
e a sua equipe… Ou até mesmo entre ele e você.

CRM para pequena empresa, pode (e deve) começar do básico.
Começando com passos simples assim, com o passar do tempo e o crescimento do negócio, a cultura de “guardar” esses dados e depois usa-los
como fonte de informação se torna parte da empresa.

Por isso não deixe para amanhã. Boas práticas na gestão fazem toda a diferença no mercado cada vez mais competitivo sobretudo para os pequenos.

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