3 ferramentas simples para usar no trabalho remoto (home office)

3 ferramentas simples para usar no trabalho remoto (home office)

19 de março de 2020 Off Por Aula de Gestão

Essas 3 ferramentas simples para usar no trabalho remoto podem ser muito úteis não só para as empresas como também para os profissionais em home office.

Já faz um bom tempo que muitas empresas e profissionais adotam o trabalho remoto, também conhecido como home office como estratégia para reduzir custos e, em muitos casos, melhorar a qualidade de vida.

3 ferramentas simples para usar no trabalho remoto (home office)

Em determinados países essa já é uma pratica comum.

No Brasil até bem pouco tempo questões de legislação trabalhista acabavam por “impedir” que esta prática fosse mais abrangente. O que foi acabou sendo melhorado com a nova legislação trabalhista.

Ainda assim, são poucos os casos onde o trabalho remoto de fato se tornou uma prática dentro das empresas.

E então eis que chegou o Coronavirus (covid-19) . Por motivos de saúde pública o trabalho remoto se mostra como uma alternativa de fato importante.

Governos, empresas, imprensa falando sobre trabalho home office .. .trabalho remoto e todas as variantes deste tema como uma alternativa para não só as empresas mas também diversos órgãos públicos conseguirem manter suas atividades,

Apesar de muitos acharem que o trabalho remoto é coisa pra empresas de grande porte porque exige uso de tecnologias caras e complicadas de implementar, na realidade esse tipo de solução já está disponível para pequenos negócios e até mesmo profissionais liberais.

3 ferramentas simples para usar no trabalho remoto ai no seu home office

Conexão de internet:

Basta uma conexão de internet dessas que a maioria de nós tem em casa para conseguir se “conectar” com a empresa, fornecedores e clientes.

Sem praticamente nenhuma grande modificação e você já pode estar “online” e trabalhando de onde estiver normalmente.

Claro que dependendo do tipo de negócio é preciso garantir algumas questões de segurança como uma VPN por exemplo (que cria uma conexão segura entre o seu computador e a rede da empresa ou escritório).

Hoje em dia já existem pequenos softwares que podem ser instalados e garantir essa conexão segura com o escritório através de uma VPN.

Computador e softwares para trabalho remoto:

Seja um computador de mesa ou um notebook, com algumas poucas configurações ele está pronto para o trabalho remoto e pode ser usado da mesma forma que você usa o computador na sede da empresa.

A grande maiorias dos aplicativos comerciais como Editores de Texto e Planilhas podem ser instalados facilmente (caso você ainda não os tenha).

Além disso a maioria das empresas hoje em dia tem sistemas de gestão . Os famosos softwares ERP e CRM.

Muitos desses softwares de gestão já adoram tecnologias que permitem facilmente o acesso através do trabalho remoto e home office. Um bom exemplo disso é o inSySti ERP que pode ser acessado na empresa, nas filiais, em trânsito e até mesmo em home office. Usando pra isso apenas um computador conectado a internet.

Telefonia:

Pode ser o seu próprio celular, um celular fornecido pela empresa ou ainda um ramal da empresa fornecido pela internet através da tecnologia VOIP.

Claro que o que irá determinar qual tecnologia deverá ser usada é a realidade de cada negócio e as ferramentas disponíveis naquele momento.

Então se você tem pensado em partir para o trabalho remoto, seja por uma questão de saúde pública ou apenas para ter uma melhor qualidade de vida evitando perda de tempo em deslocamento e trânsito, junte as ferramentas certas e bom trabalho