A importância do Follow-up
8 de novembro de 2019Negócios perdidos por falta de Follow-up?
Tem muito vendedor por ai que não consegue atingir suas metas todos os meses. Mesmo aqueles que conseguem em algum momento cometem pequenos erros que tornam essa tarefa mais difícil do que deveria.
Muitos negócios são perdidos por esquecimento
Com a correria do dia a dia é fácil se ver em uma situação onde no inicio da semana o vendedor fala com um prospect ou cliente mas acaba esquecendo de fazer follow-up no decorrer da semana e quando finalmente ele retoma o contato com o cliente, já é tarde. O negócio já foi fechado com o concorrente.
Fazer follow-up é obrigação de qualquer vendedor
Embora o follow-up seja uma das obrigações do vendedor, lembrar de faze-lo não precisa ser. Parece contraditório mas é isso mesmo.
O vendedor precisa se preocupar com o relacionamento, com o atendimento. O vendedor precisa se preocupar em entender o cliente, suas necessidades e ajuda-lo a resolver essas necessidades.
Um bom vendedor não tem tempo de lembrar que hoje é dia de fazer o follow-up para o cliente. Mas o bom vendedor PRECISA de ferramentas de apoio que façam isso por ele.
Planilhas não são as melhores ferramentas de apoio para o vendedor
Se engana quem pensa que agenda+planilhas+bloco de notas+postits e afins são ferramentas eficientes para gerenciar o dia a dia do vendedor.
Um bom vendedor conhece, usa e mantém atualizado um bom sistema de CRM.
Além de garantir que todos os dados estejam disponíveis na hora que o vendedor precisa, o sistema de CRM ajuda a garantir que nenhum follow-up será esquecido.
Um bom vendedor não perde negócios por esquecimento. Um bom vendedor não perde tempo tentando lembrar pra quem ele precisa ligar ou mandar um e-mail. Um bom vendedor usa sistema de CRM para gerenciar seus agendamentos e follow-up.