Sistema de gestão para pequena empresa

Sistema de gestão para pequena empresa

19 de agosto de 2021 Off Por Aula de Gestão

As muitas opções de sistema de gestão para pequena empresa.

Basta uma As muitas opções em sistema de gestãosimples busca no Google pra encontrar num instante dezenas de opções de sistema de gestão para pequena empresa (os conhecidos ERP’s).

Modelos disponíveis para instalação interna (em servidores na própria empresa do cliente)  ou fornecidos no modelo de SAAS (Software como serviço) onde a empresa usa o sistema contratado pela internet (sem a necessidade de instalação interna).

Mas é ai que em alguns casos a coisa se complica, e a grande variedade de fornecedores e opções pode tornar o processo de escolha de um novo sistema de gestão uma tarefa difícil. E depois de feita a escolha o processo de implantação exige muito mais dedicação dos envolvidos.

Por onde começar a busca pelo melhor sistema de gestão para minha empresa?

Embora não exista uma receita ideal para a escolha de um sistema de gestão para pequena empresa, algumas dicas são valiosas para nortear o processo de pesquisa e escolha do sistema:

  • Procure pesquisar por sistemas especializados no seu seguimento de negócio.
  • Converse com empresários do seu seguimento sobre os sistemas que eles usam e as dificuldades encontradas no processo de implantação e uso.
  • Verifique se haverá a necessidade de customizações para atender a necessidades específicas do seu negócio (não é raro encontrar projetos onde o investimento em customização é muito mais alto que o custo de compra do próprio sistema).

Quanto custa um sistema de gestão para pequena empresa?

Tá ai uma pergunta recorrente entre os pequenos empresários que pretendem investir em tecnologia para facilitar o processo de gestão de seus negócios.

E em 100% dos casos a resposta é: Depende

Claro que em todos os negócios a ideia é conseguir a melhor opção pelo menor custo. Mas pode ser que o sistema de gestão ideal para o seu negócio não tenha o menor custo do mercado. Ou em alguns casos, pode ser que um sistema de menor custo atenda perfeitamente.

A melhor estratégia é avaliar o benefício que o sistema pode trazer para o negócio. Pode parecer óbvio mas muitos pequenos empreendedores esquecem de olhar com cuidado para este ponto durante o processo de escolha.

Quanto tempo leva para implementar um novo sistema de gestão?

Tá aqui mais um ponto onde gestores de um modo geral “perdem os cabelos”  durante o processo de implantação de um novo sistema de gestão.

Depois de muito pesquisar, avaliar e finalmente escolher o melhor sistema de gestão para o seu negócio, muitos empreendedores se veem frustrados com o processo de implantação que teima em não avançar.

Há aqueles que colocam a culpa no fornecedor, na tecnologia escolhida, no consultor de tecnologia, no responsável pelo CPD e por ai vai.

O fato é que o processo de implantação sempre, veja eu disse SEMPRE, precisará de dedicação integral ao menos de 1 pessoa da empresa. Este profissional precisará estar bem informado sobre os processos do negócio, e se ele não conhecer os processos, precisará ter acesso a quem saiba. Além disso, esse profissional é o el de ligação entre a empresa e o fornecedor da tecnologia escolhida.

Tá, mas você já sabia disso.  OK!

Mas pode acreditar. Se deixar esse cuidado de lado, a chance de fracasso no processo é grande.

No mais, cada caso é um caso e dependendo dos processos de cada negócio pode ser que o mesmo sistema seja implementado de maneiras diferentes em 2 empresas do mesmo seguimento.

Se sua empresa é do ramo de prestação de serviços, temos sistemas especialmente desenvolvidos para atende-la em insysti.com.br. Se sua empresa é uma integradora telecom, por favor acesso www.integradortelecom.com.br