Um jeito simples de gerenciar técnicos de campo
23 de agosto de 2024Se você não aplicar um jeito simples de gerenciar técnicos de campo a sua empresa de serviços poderá ter sérios problemas.
Se a sua empresa presta serviços e utiliza técnicos de campo que vão até o cliente pra fazer atendimento, manter a qualidade desses serviços com um baixo custo é sempre um desafio.
Além de gerenciar a equipe, é preciso gerenciar as expectativas dos clientes e até mesmo a ansiedade de alguns deles.
Alguns problemas enfrentados por quem gerencia técnicos de campo
Atrasos, alto custo de operação, falta de otimização dos técnicos de campo disponíveis são apenas alguns dos muitos fatores que podem atrapalhar o dia a dia de uma empresa de prestação de serviços.
E nessas horas, quantidade não é necessariamente garantia de qualidade.
Não adianta contratar mais técnicos se antes disso a operação ainda não fui ajustada para otimizar os trabalhos.
Soluções para gerenciar técnicos de campo
Antes mesmo da contratação de técnicos de campo, é importante definir bem os processos que envolvem os serviços de pós-venda da empresa.
Desde o cadastro dos clientes, passando por todo o processo de atendimento desde o momento em que o cliente abre um chamado na central de atendimento.
E como central de atendimento, sabemos que em alguns casos é apenas uma pessoa que recebe todas as solicitações dos clientes. Abre os chamados e as ordens de serviços e faz o gerenciamento das atividades.
Claro que pra conseguir gerenciar técnicos de campo da maneira correta, é preciso não só estabelecer as rotinas corretas como também ter sistemas de apoio que permitam fazer todo o gerenciamento dos chamados e ordens de serviço de maneira simples.
Ferramentas para gerenciar técnicos de campo
Basicamente podemos destacar duas ferramentas para gerenciar técnicos de campo:
- Agenda
- Cadastro de ordem de serviço
Mesmo que seja em papel, com o uso dessas duas ferramentas simples já é possível começar a gerenciar técnicos de campo com uma relativa eficiência.
Claro que dependendo do número de técnicos de campo não dá pra fazer o gerenciamento somente na agenda. E é ai que a tecnologia pode ajudar muito.
Sistemas de ordem de serviço em papel
Sistemas de ordem de serviço mobile
Nesses dois casos é possível ter bons resultados ao gerenciar técnicos em campo.
Evidentemente que mesmo em empresas de menor porte, o uso de aplicativos mobile para gerenciar técnicos em campo e fazer todo o gerenciamento de ordens de serviço e chamados é o ideal.
Existem bons softwares de gestão de ordens de serviço e agendamento técnico.
Como sempre, a escolha do melhor software de gestão de serviços depende das características do seu negócio como quantidade de clientes a serem atendidos, quantidade de técnicos em campo e por ai vai.
Tenha em mente que antes mesmo de adotar um sistema de gestão, é preciso avaliar, analisar e eventualmente corrigir os processos de atendimento ai da sua empresa.
Para empresas de prestação de serviços nós recomendamos dar uma olhada nos sistemas de gestão de chamados e ordens de serviço da inSySti.
Bons negócios.